sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Licença ambiental para canteiro de Belo Monte pode sair este mês

SÃO PAULO - A Norte Energia S/A - que arrematou a concessão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA) - espera obter ainda neste mês a licença ambiental para o início da instalação do canteiro de obras do empreendimento.

O projeto básico ambiental do canteiro foi apresentado ao Ibama no fim de julho, informou hoje o diretor de engenharia da Chesf, José Ailton de Lima, que presidiu o consórcio vencedor na licitação de Belo Monte.

O contrato de concessão foi firmado no fim do mês passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Norte Energia está trabalhando para obter o financiamento do projeto.

Segundo Lima, a primeira versão da carta-consulta para a liberação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi apresentada à instituição de fomento na última quarta-feira. Bancos privados também devem participar do financiamento da obra, disse Lima.

No evento da assinatura do contrato de concessão, o presidente da Norte Energia informou que o financiamento do BNDES só deve sair em 2011, mas que a configuração do empréstimo deveria ser definida ainda neste ano.

Lima ainda informou que a Gaia Participações, do grupo Bertin, tem um prazo de três meses para confirmar sua participação de 9% na usina como autoprodutora. Segundo o executivo, uma "fila" de empresas está disposta a negociar essa fatia, embora ainda não haja nada fechado nesse sentido.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário