domingo, 26 de setembro de 2010

Projeto Básico Ambiental

Em reunião nos dias 21 a 23 de setembro nos municípios da Área de Influência Direta (AID) pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu),com representantes da empresa CNEC responsável pela elaboração do Projeto Básico Ambiental – PBA,  foram discutidas ações relevantes as questões da Saúde e Educação nestes municípios.
Tais ações estão condicionadas ao cumprimento das condicionantes da Licença prévia: 2.9 – Incluir entre as ações antecipatórias: i) o inicio da construção e reforma dos equipamentos (saúde/educação), onde se tenha a clareza de que serão necessários... e condicionante 2.12 – Estender aos municípios da AII (área de influência indireto) as ações do Plano de Articulação Institucional relativas a: i) criar mecanismo de articulação e cooperação entre entidades e instituições federais e estaduais que possibilitem o estabelecimento de parcerias para a indução do desenvolvimento regional; ii) capacitar as equipes das administrações municipais; iii) fortalecer a prática do planejamento participativo; iv) ampliara articulação entre as diferentes áreas da administração municipal e destas com outras esferas do governo, até que o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu exerça essas funções.

Reunião com representanets das Secretarias de Saúde e Educação do Município de Anapu

Srª Diana - Secretária de Educação do Municipio de Senador José Porfírio

As reuniões tiveram como objetivo o levantamento das reais necessidades dos municípios relevantes as questões de saúde e educação, visto que atualmente existe uma grande necessidade nesses municípios e com o advindo da Hidrelétrica de Belo monte essa demanda irá aumentar significativamente.



Srª Roseli - Secretária de Sáude do Municipio de Vitória do Xingu
 

Reunião com Representantes da Secretaria de Saúde do Municipio de Brasil Novo

Segundo técnicos da empresa o próximo passo será a elaboração dos projetos civis, onde a equipe retornará nos municípios e apresentará os projetos para a aprovação dos prefeitos. Se não houver atrasos na liberação da Licença de Instalação as obras de construção e/ou reforma de escolas hospitais e postos de saúde estão prevista pra começar já em janeiro de 2011, visto que são medidas antecipatórias ao empreendimento.
O Consórcio Belo Monte está acompanhando de perto este processo para que todas essas demandas venham a ser executadas e tragam beneficios para a população.

Fotos: William Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário