A Região

A necessidade de se obter novas terras para assentar os trabalhadores rurais sem terra e para aumentar a produção agropecuária do país inspirou o governo a elaboração dos projetos para a colonização da Amazônia que foi iniciada de fato a partir dos anos 60 durante o governo militar.

Os primeiros ocupantes da Amazônia chegaram ao final da década de 60, os quais recebiam incentivos fiscais e grandes financiamentos para a prática da pecuária extensiva. Em meados da década de 70, com a abertura da Rodovia da Transamazônica, a fronteira agrícola da região foi sendo aberta de forma espontânea pelos agricultores familiares que não dispunham de recursos para a atividade agrícola. diante dessa realidade, foi implantado o Plano de Integração Nacional – PIN, onde os colonos eram beneficiados com o título de propriedade de um lote de 100 hectares e alguns auxílios durante os primeiros anos de assentamento

A Região da Transamazônica apresenta, desde sua colonização, agricultores oriundos de diversas regiões do país, principalmente do sul, sudeste e nordeste, apresentam uma diversidade cultural e espacial. A produção agrícola teve início com a implantação de extensas áreas de culturas anuais e posterior implantação de pastagem para a criação de gado. Após o declínio das anuais, registrou dois grandes ciclos, primeiro o do cacau e depois o da pimenta-do-reino (até medos dos anos 80) e café em menor proporção, que permitiram melhor desenvolvimento da região e das condições econômicas dos assentados.

A região apresenta potencialidades tanto para o setor agrícola quanto para a pecuária, inclusive porque em seu território, há terras propícias para o desenvolvimento de cultivos diversos e para a intensificação da produção de bovino de corte e para fomentar a bacia leiteira. Outro setor que merece destaque, não só pela enorme potencialidade da produção, mas também por sua efetiva contribuição à conservação ambiental é a pesca e a aqüicultura, uma das maiores vocações da região. A Região é caracterizada pela diversidade de sistemas de produção e modos de exploração das atividades agropecuárias.