AHE Belo Monte

A construção de uma usina hidrelétrica é uma decisão muito importante, que precisa ser bem estudada. É necessário ouvir o poder público, o órgão ambiental, os moradores da região, as entidades e representantes da sociedade civil.

Há mais de 30 anos vem sendo estudada a possibilidade de se construir uma usina hidrelétrica na bacia do rio Xingu, localizada nos Estados do Pará e Mato Grosso.

Os Estudos de Viabilidade do AHE (Aproveitamento Hidrelétrico) Belo Monte foram concluídos no ano de 2002. O Congresso Nacional autorizou, em 2005, a Eletrobrás - Centrais Elétricas Brasileiras S/A – a completar e atualizar esses estudos. Desde então, teve início a elaboração do EIA - Estudo de Impacto Ambiental.

O Governo Federal tem planos de produzir mais energia até o ano de 2030. O AHE Belo Monte faz parte desses planos e representa 5,5 por cento do que o Brasil precisa atualmente. A capacidade dessa usina hidrelétrica vai ser de 11.233,1 MW.

O reservatório do AHE Belo Monte vai operar a fio d’água, ou seja, a usina vai gerar energia elétrica de acordo com a quantidade de água existente no rio, variando ao longo do ano. Na época da cheia do rio, o AHE vai usar toda a sua capacidadepara gerar energia. Já na época da seca, vai gerar pouca energia.

Projeto autal AHE Belo Monte

O AHE Belo Monte fará parte do SIN – Sistema Interligado Nacional, que faz a distribuição de energia elétrica para todas as regiões do país e que recebe boa parte da energia gerada no Brasil.

Assim, quando o AHE Belo Monte estiver gerando bastante energia (na cheia), vai ser possível guardar água nos reservatórios das usinas em outras regiões do Brasil. Com os reservatórios cheios, essas usinas vão gerar mais energia quando o AHE Belo Monte estiver gerando pouca energia (na seca). Com isso, não será necessário construir outras usinas no rio Xingu para produzir, durante o ano todo, a mesma quantidade de energia.
Barramento Principal

As principais mudanças que o Estudo de Impacto Ambiental – EIA determinou no Projeto de Engenharia do AHE Belo Monte para diminuir os efeitos negativos sobre o meio ambiente e as pessoas foram:

• A mudança para a cidade de Vitória do Xingu das 2.500 casas para funcionários das obras que antes seriam feitas próximas ao local da casa de força principal, em uma vila residencial;

• A construção de 500 casas também para funcionários das obras espalhadas pela cidade de Altamira, ao invés de em uma vila fechada;

• A construção de um canal ao lado da barragem principal para passagem de peixes, ao invés de uma escada de peixes;

• Construção de um mecanismo próximo à barragem principal para fazer com que os barcos possam passar de um lado para o outro do rio Xingu;

• A definição de um hidrograma ecológico para o trecho do rio Xingu entre a barragem principal e a casa de força, garantindo a navegação e a sobrevivência de espécies de peixes e plantas.


DADOS TÉCNICOS


Localização: Rio Xingu
Capacidade mínima instalada: 11.233,1 MW
Garantia física: 4.571 MWmed

Casa de Força Principal (Sítio Belo Monte)
Capacidade mínima instalada: 11 mil MW
Turbinas: 18 turbinas tipo Francis de 611 MW
Garantia física: 4.418,9 MWmed

Casa de Força Secundária (Sítio Pimental)
Capacidade mínima instalada:: 233,1 MW

Turbinas: 6 Turbinas tipo Bulbo de 38,9 MW 
Garantia física: 152,1 MWmed
Reservatório: 516 km²

Interligação à Rede Básica (SIN)
A Casa de Força Principal se conectará ao SIN na Subestação Secionadora Xingu (PA) por meio de cinco linhas de transmissão em 500 kV,circuito simples, com extensão de 17 km. A Casa de Força Secundária se conectará ao Sistema Interligado Nacional na Subestação Altamira, com uma linha de transmissão em 230 kV, circuito simples, com extensão de 61 km.

Prazo de geração da primeira unidade: Outubro de 2015