sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Paraná fará modelo reduzido de Belo Monte

O governo do Paraná anunciou nesta 5ª feira (09) que o Instituto de Tecnologia para Desenvolvimento (Lactec), por meio de sua unidade laboratorial Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar), foi selecionado para desenvolver o modelo reduzido que orientará a construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. A parceria foi acertada quarta-feira (8) pelo governador Orlando Pessuti em audiência com o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

Em nota do governo, o diretor de Operações Tecnológicas do Lactec, Maurício Muller, disse que o empreendimento é "complexo e cheio de desafios", mas que a equipe do instituto está pronta para o trabalho. Segundo Pessuti, desde que o Rio Iguaçu passou a ser explorado para hidrelétricas, na década de 1970, o Paraná tem tradição no setor, com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), Lactec e Cehpar sendo chamados para atuar em empreendimentos tanto no Brasil quanto em outros países.

A partir de dados do projeto de Belo Monte será criado um ambiente similar àquele em que a usina será implantada. Será possível reproduzir, com rigor científico, o funcionamento e as consequências da hidrelétrica. A partir daí, pode-se sugerir melhorias ou mudanças no projeto original tornando-o mais econômico, eficiente e com menos danos ao meio ambiente e à população que reside nas proximidades. (Evandro Fadel - AE)

 
Disponível em: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=17&id=341763

Nenhum comentário:

Postar um comentário