quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Programa de Ação para o Controle de Malária (PACM)

Em reunião nos dias 28 e 29 de setembro em Belém com representantes do Ministério da Saúde, Funasa, Sespa e Norte Energia S/A com os secretários de saúde e técnicos foram discutidas ações para a implementação do programa de controle da malária em 6 municípios: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio, Vitória do XIngu e Pacajá (este ultimo é o município com maior índice de malária na região).
O objetivo deste programa é evitar que ocorra aumento de casos da malária decorrentes e possíveis impactos ambientais provocados pela construção e operação da UHE Belo Monte. Também reduzir a transmissão da malária nos municípios acima citados.
O programa tem como metas:
·         Estruturar os serviços de Vigilância Epidemiológicas da malária, monitoramento e controle de vetores nas secretarias municípais de saúde envolvidas no plano.
·         Ampliar o quadro de recursos humanos dos serviços em saúde voltados para o controle da malária.
·         Desenvolver ações de educação em saúde com foco no controle da malária.
·         Treinar recursos humanos envolvidos com os serviços de controle de malária.

Representates do Ministério da Saúde

Todos os secretários e técnicos dos municípios fizeram o levantamento das demandas necessárias para os respectivos municípios, tais como: Técnicos, Agente de saúde, Laboratorista, motorista, equipamentos, camionetes, motos, barcos, voadeiras, motor de polpa, combustível, EPI, mosquiteiros, todos os recursos necessários para a implantação do programa.
Secretária de Saúde de Vitória do Xingu



Secretário de Saúde de Brasil Novo

Secretária de Saúde de Anapu

Secretário de Saúde de Senador José Porfírio
Secretária de Saúde de Pacajá

Secfretário de Saúde de Altamira

Segundo representante da Norte Energia o programa está previsto para ter inicio em janeiro de 2011, podendo ser antecipado para novembro ou dezembro de 2010.
No total serão investidos aproximadamente R$ 30 milhões durante 5 anos de duração do programa.
O Consórcio Belo Monte está acompanhando de perto este processo para que todas essas demandas venham a ser executadas e tragam beneficios para a população.
Fotos: William Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário