terça-feira, 31 de agosto de 2010

Obras de Belo Monte vão começar em setembro

Os quatro canteiros da obra as usina de Belo Monte deverão começar a ser montados a partir de setembro, quando se espera a concessão da licença de instalação pelo IBAMA. Os documentos do Plano Básico Ambiental (PBA) já foram entregues ao órgão ambiental há dez dias, de acordo com um dos integrantes do consórcio. Se essa previsão se confirmar, até dezembro os 18 sócios da Norte Energia, Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para construir e administrar a segunda maior usina do país , deverão desembolsar R$ 560 milhões para custear as primeiras despesas, como por exemplo indenizações, instalações e estudos topográficos e geológicos.

Mas para o presidente da SPE, Carlos Nascimento, adiantou que o financiamento do BNDES só deverá ser feito no ano que vem, quando começarão as obras. “Até o fim deste ano, teremos apenas sua configuração” afirmou Nascimento.

A expectativa da Eletrobrás é que as obras possam ser iniciadas até o primeiro semestre de 2011, antes do inicio do período chuvoso na Região Norte. A meta é antecipar a operação da usina, em pelo menos, seis meses para garantir um faturamento maior do que o previsto. O cronograma prevê que a usina vai começar a gerar energia em fevereiro de 2015.

A norte Energia tem participação majoritária do grupo Eletrobrás: 49,98%, sendo a holding com 15%, a Chesf outros 15% e a Eletronorte com 19,98%. Os sócios restantes são privados e fundos de pensão das estatais. São elas: Bolzano (10% de participação), Petros (10%), Gaia Energia e participações (9%), Caixa FIP Cevix (5%), OAS (2,51%), Queiroz Galvão (2,51%), Funcef (2,5%), Cetenco Engenharia (1,25%), Contern Construções e Comércio (1,25%), Galvão Engenharia 1,25%), Mendes Junior Trading e Engenharia (1,25%), J. Malucelli Construtora de Obras (1%), Sinobras (1%) e J. Malucelli Energia(0,25%).

Fonte: O Liberal

Um comentário:

  1. Muito bom ver que as coisas estão saindo do papel!

    Sobre as pessoas que serão remanejadas das áreas de risco... onde serão construidas as novas casas?

    ResponderExcluir