terça-feira, 24 de agosto de 2010

Belo Monte: contrato será assinado na quinta

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou ontem que o contrato de concessão de Belo Monte com o consórcio Norte Energia será assinado na quinta-feira. O leilão ocorreu em abril. Belo Monte será a terceira maior usina do mundo e será construída no rio Xingu (PA).

Ele afirmou ainda que o governo federal já tem estudo de inventários de hidrelétricas concluídos que somam 28 mil megawatts. Isso representa um quarto da base instalada no Brasil. Segundo ele, esses projetos estarão disponíveis para leilão a partir do próximo governo. O planejamento e a posse de projetos concluídos é importante porque o governo tem mais opção para expansão do parque de geração elétrica no Brasil, e com mais agilidade.

O presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz, afirmou no mesmo evento que o consórcio Norte Energia, liderado pela estatal, vai fazer alterações no projeto de Belo Monte discutido em audiência pública.

Segundo ele, as mudanças elencadas por ele incluem a construção de apenas um e não dois canais de derivação. Esse canais vão drenar as águas do rio Xingu para dentro da chamada Volta Grande do Xingu, onde vai ficar o reservatório da usina.

Outra mudança é a retirada da obra do vertedouro auxiliar, que iria liberar água do reservatório para um trecho do rio Xingu. A terceira mudança é do recuo da barragem principal da posição original. Segundo Muniz, isso reduzirá o custo com escavações e concretagem.

O executivo disse que essas alterações viabilizaram a inclusão das empreiteiras Odebrecht e Camargo Corrêa no consórcio construtor de Belo Monte.

Fonte; Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário