segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Licença para Belo Monte sai em fevereiro, garante Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje que a licença para instalação do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte será expedido pelo Ibama ainda na primeira quinzena de fevereiro.

Em encontro com jornalistas, Lobão afirmou que discutiu o assunto diretamente com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e que o prazo ficou decidido.

O início das obras de Belo Monte, no rio Xingu (PA) está atrasado. A expectativa inicial do governo era de que a construção tivesse começado no segundo semestre de 2010. O consórcio Norte Energia, responsável pela obra, tinha preparado aporte de R$ 560 milhões para tocar as operações. Com a licença para o canteiro de obras, o consórcio poderá dar início à mobilização de seus funcionários.

"Estávamos receosos de que houvesse um atraso maior, e isso implicaria em perder um ano na construção da Usina", disse Lobão. "Isabella garantiu que entregará a licença até a primeira quinzena do próximo mês para o canteiro de obras."

Uma semana depois, segundo Lobão, deverá ser entregue a licença de instalação. O projeto de Belo Monte tem enfrentado fortes críticas por parte do Ministério Público Federal no Pará. No fim de dezembro, o MPF enviou ao Ibama recomendação para que o órgão não emitisse nova licença ambiental para Belo Monte enquanto não fossem atendidas as pendências da Licença Prévia concedida. Há 40 condicionantes para a entrega da nova licença e, segundo Felício Pontes Júnior, procurador da República no Pará, poucas delas foram de fato cumpridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário