quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hidrelétrica Belo Monte tem licença concedida pelo Ibama

A licença para a instalação da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta quarta feira.

A hidrelétrica vai ter capacidade superior a 11 mil megawatts e a primeira unidade geradora deverá entrar em operação comercial em fevereiro de 2015. Os investimentos previstos estão no entorno de  R$ 19 bilhões. A usina será localizada no Rio Xingu.

O instituto também autorizou a licença de supressão de vegetação "relativa à implatanção de infraestrutura de apoio" da usina. O consórcio Norte Energia, resposável pela Belo Monte, poderá acabar com 238,1 hectares de vegetação, dos quais 64,5 hectares em área de preservação permanente.

O ministro da Minas e Energia, Edison Lobão, havia declarado no início do mês que a liberação de instalação de Belo Monte deveria ser concedida em fevereiro.

A liberação, inicialmente, permite preparar a infraestrutura necessária para obras principais, que podem passar por uma análise específica. De acordo com o Ibama, para a construção da usina em si, e para sua entrada em funcionamento, serão necessárias outras licenças ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário